Conheci a Constelação Familiar em 2003, na cidade de Campinas /SP, através de uma amiga terapeuta. Ela me contava sobre casos, situações e fui me afinizando com o tema, mas sem participar nem assistir a nenhuma sessão. Eu apenas entendia e confiava muito naquele método…
A constelação na vida de uma buscadora multipotencial
Conheci a Constelação Familiar em 2003, na cidade de Campinas /SP, através de uma amiga terapeuta. Ela me contava sobre casos, situações e fui me afinizando com o tema, mas sem participar nem assistir a nenhuma sessão. Eu apenas entendia e confiava muito naquele método, a ponto de aconselhar amigos em situação de conflitos existenciais e processos de vida conturbados a procurarem alguns profissional constelador, sem nem os conhecer pessoalmente, sem participar. Eu só confiava muito! Passava um tempo eles vinham me contar de suas experiências e me agradecer pela indicação. Só fui constelar a mim mesma cerca de dez anos depois (quando meu campo finalmente se abriu para mim, era o meu momento) nunca mais parei. Participei de diversas abordagens como constelada e como representante e me autoconheci muito nesses processos, vi mudanças, encarei sombras, abri oportunidades de cura e perdão. Foi então que decidi devolver à comunidade um pouco do que recebi de transformação pessoal, sou grata à esta terapêutica e desejo que cada vez mais pessoas se beneficiem de seu alcance imensurável.
Como a Constelação me ajuda em muitos aspectos da vida.
Tive oportunidade e coragem para me desnudar com profundidade. Em cada vez que constelei, vi a vida se desdobrando um pouco mais em novas roupagens. Entendi meus momentos e o momento de atuação do processo do campo nos momentos em que se abriam as possibilidades de algo vir a ser constelado, não porque eu queria resolver ou entender esta ou aquela questão, mas porque era o momento dela vir à tona e ser trabalhada.
Vi abrir caminhos de conciliação que eu julgava como intransponíveis e irremediáveis, acessei familiares de conversação difícil e distante, vi seus movimentos em favor da boa convivência e da melhora em nossa comunicação. Certo dia, alguns meses após uma constelação em que o tema era minha mãe, ela me ligou e disse pela primeira vez “filha, eu te amo”. Desliguei o telefone e chorei muito.
Senti os emaranhados de situações longínquas se desfazerem, isso me tornou uma pessoa mais confiante e grata no caminho da vida. Hoje, olho para trás e vejo as mudanças, então sou grata pela existência de seres como o Bert Hellinger, que trouxeram luz e expansão a essa terapêutica tão inovadora e consistente.
Como a Constelação ajuda na minha atuação como terapeuta?
Antes da terapeuta vem a buscadora, uma mulher multipotencial que viveu conflitos com vida financeira, profissional, afetiva, familiar e principalmente espiritual. Nunca aceitei bem a ideia de me fixar em uma única profissão, eu sentia uma necessidade de conhecer e devorar muitas ideias, conhecimentos, experiências, saberes. Após atuar por anos na área de comunicação, entendi que meu propósito estava em utilizar minhas habilidades e conhecimentos para facilitar que mais pessoas se reconectassem com sua verdadeira essência e trilham em sua busca interior com assertividade, entendi meu lugar de auxílio, de facilitadora. Me encontrei como uma facilitadora no ambiente terapêutico complementar e principalmente no mundo da Constelação, como uma “Tecnologia do Ser”, como gosto de chamar, sendo ao mesmo tempo um ideal de vida e também um processo constante de autoconhecimento e crescimento pessoal.
Entendo que a Constelação se apresenta na vida de uma pessoa quando seu campo está pronto. Todos podem constelar, mas acessar realmente as potencialidades deste trabalho interior, demanda abertura e entrega, penso que o campo alcança sempre o indivíduo, mas nem sempre o indivíduo está preparado para absorver com efetiva compreensão e confiança, ainda assim seu alcance acontece. Em algum momento me peguei no seguinte pensamento: “Ah se eu tivesse constelado antes…” mas hoje entendo que não era o momento ainda, eu não estava pronta para receber e entender aquela abertura e proposta de remodelação de vida. Quando chegou o momento, simplesmente fez e continua cada vez mais a fazer sentido e parte de minha vida.